domingo, 30 de agosto de 2015

LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - CAP. 25 - OUVIRÁS DECERTO - MARIA CAMPOS - 31-08-2015

OUVIRÁS DECERTO

“Salva-te a ti mesmo e desce da cruz.” (MARCOS, 15:30.)

Se te encontras realmente empenhado na execução do bem, ouvirás, decerto, as provocações do mal em todos os instantes de testemunho.
- “Se, em verdade, vives à procura do Cristo, por que choras sob o fardo das provações?”
-“De que te serve a fé para o caminho de tanta dor?”
- “Se és médium com tarefa na caridade, onde estão os Espíritos protetores que te não aliviam as amarguras?”
- “Se guardas confiança em Jesus, mostra-te livre dos obstáculos...”
- “Se louvas o Espiritismo como Doutrina de luz, por que te demoras na sombra das aflições?”
Registrarás interrogações como essas a cada passo.
É necessário te reveres à altura do conhecimento superior com que a Bondade Divina te favorece, demonstrando que os princípios sublimes de tua fé não se movimentam na direção do conforto imediatista da carne, mas sim no rumo do burilamento espiritual, elos tempos afora.
Ensinarás com o teu exemplo que o Evangelho não é oficina de vantagens na experiência material, mas sim templo de trabalho redentor para que venhamos a consertar nós mesmos, diante da Vida Eterna.
Farás da mediunidade instrumento para a lavoura do bem, ainda mesmo te custe imensuráveis sacrifícios , ajudando aos outros sem cogitar de auxílio a ti mesmo, como quem sabe que a Lei do Amor é o sustentáculo do Universo, providenciando socorro natural a quem se consagra ao socorro dos semelhantes.
Converterás o Espiritismo, na tua senda, em força educativa da alma, sem exigir que o mundo se te afeiçoe às conveniências.
Buscarás a luz onde a luz se encontre.
Desculparás toda ofensa.
Elegerás na fraternidade a tua bandeira.
Conjugarás o verbo servir onde estiveres.
Começarás o trabalho de redenção em ti mesmo.
Orarás por quem te fira ou calunie.
Amarás os próprios adversários.
Ajudarás sem exigência.
Contudo, para o exercício de semelhante apostolado, não passarás sobre a Terra sem o assédio da incompreensão e do escárnio, porque o próprio Cristo foi por eles visado, através daqueles que, em lhe rodeando o madeiro de sacrifício, lhe gritavam, zombeteiros e irônicos:
- “Salva-te a ti mesmo e desce da cruz”.

sábado, 22 de agosto de 2015

ESTUDO DO LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - CAP. 24 - LIBERDADE EM CRISTO - MARIA CAMPOS - 21-08-2015

LIBERDADE EM CRISTO

“Estais pois firmes na liberdade com que o Cristo nos libertou e não vos submetais de novo ao jugo da escravidão.” – Paulo. (GÁLATAS, 5:1.)

Meditemos na liberdade com que o Cristo nos libertou das algemas da ignorância e da crueldade.
Não lhe enxergamos qualquer traço de rebeldia em momento algum.
Através de todas as circunstâncias, sem perder o dinamismo da própria fé, submete-se, valoroso, ao arbítrio de nosso Pai.
Começa a Missão Divina, descendo da Glória Celestial para o estreito recinto da manjedoura desconhecida.
Não exibe uma infância destacada no burgo em que se acolhe a sua equipe familiar; respira o ambiente da vida simples, não obstante a Luz Sublime com que supera o nível intelectual dos doutores de sua época.
Inicia o apostolado da Boa Nova, sem constranger as grandes inteligências a lhe aceitarem a doutrina santificante, contentando-se a adesão dos pescadores de existência singela.
Fascinando as multidões com a sua lógica irresistível, não lhes açula qualquer impulso de reivindicação social, ensinando-as a despertar no próprio coração os valores do espírito.
Impondo-se pela grandeza única que lhe assinala a presença, acenam-lhe com uma coroa de rei, que Ele não aceita.
Observando o povo jugulado por dominadores estrangeiros, não lhe aconselha qualquer indisciplina, recomendado-lhe, ao invés disso, “dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.
Sabe que Judas, o companheiro desditoso, surge repentinamente possuído por desvairada ambição política, firmando conchavos com perseguidores da sua Causa Sublime, contudo, não lhe promove a expulsão do círculo mais íntimo.
Não ignora que Simão Pedro traz no âmago da alma a fraqueza com que o negará diante do mundo, mas não se exaspera, por isso, e ajuda-o cada vez mais.
Ele, que limpara leprosos e sarara loucos, que restituíra a visão aos cegos e o movimento aos paralíticos, não se exime à prisão e ao escárnio público, à flagelação e à cruz da morte.
Reflitamos, pois, que a liberdade, segundo o Cristo, não é o abuso da faculdade de raciocinar, empreender e fazer, mas sim a felicidade de obedecer a Deus, construindo o bem de todos, ainda mesmo sobre o nosso próprio sacrifício, porque somente nessa base estamos enfim livres para atender aos desígnios do Eterno Pai, sem necessidade de sofrer o escuro domínio das arrasadoras paixões que nos encadeiam o espírito por tempo indeterminado ás trevas expiatórias.

domingo, 16 de agosto de 2015

ESTUDO DO LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - CAP. 23 - ADORAÇÃO E FRATERNIDADE - MARIA CAMPOS - 16-08-2015

ADORAÇÃO E FRATERNIDADE

“Ora, temos da parte dele este mandamento, que aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão.” – João. ( I JOÃO, 4:21.)

Construirás santuários primorosos no culto ao Senhor da Vida...
Pronunciarás orações sublimes, exaltando-lhe a glória excelsa...
Tecerás com cintilações divinas a palavra comovente e bela com que lhe definirás a grandeza...
Combinarás com mestria os textos da Escritura Divina para provar-lhe a existência...
Exibirás dons mediúnicos dos mais excelentes de modo a falares d'Ele, com eficiência e segurança, às criaturas irmãs...
Escreverás livros admiráveis, comentando-lhe a sabedoria...
Comporás poemas preciosos, tentando ornamentar-lhe a  magnificência...
Clamarás por Ele, em súplicas ardentes, revelando confiança e fidelidade...
Adora-lo-ás com a tua prece, com a tua arte, com o teu carinho e com a tua inteligência...
Contudo, se não amas a teu irmão, por amor a Ele, Pai Amoroso e Justo, de que te vale o culto filial, estéril e egoísta?
Um simples pai de família, no campo da Humanidade imperfeita, alegra-se e dilata-se nos filhos que, em lhe compreendendo a dedicação, se empenham no engrandecimento da própria casa, através do amparo constante aos irmãos menos felizes.
Incontestavelmente, a lealdade de tua fé representa o perfume de alegria nas tuas relações com o Eterno Senhor, mas não olvides que o teu incessante serviço, na plantação e extensão do bem, é a única maneira pela qual podes realmente servi- lo.
Seja qual for a igreja em que externas a tua reverência à Majestade Divina, guarda, pois, a oração por lâmpada acesa em tua luta de cada dia, mas não te esqueças de que somente amparando os nossos irmãos inexperientes e frágeis, caídos e desditosos, é que, de fato, honraremos a Bênção de Nosso Pai.

ESTUDO DO LIVRO "DE VOLTA AO PASSADO" - 14/08/2015 - PARTE 29 - FACILITADOR: ALEXANDRE X. DE CAMARGO

https://www.youtube.com/watch?v=kF8fW9GU3PM

sábado, 8 de agosto de 2015

ESTUDO DO LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - CAP. 22 - NA PALAVRA E NA AÇÃO - MARIA CAMPOS - 08-08-2015

NA PALAVRA E NA AÇÃO

“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” – Paulo. (COLOSSENSES, 3:17.)

Dizes-te cristão, declaras-te seguidor de Jesus, afirmas-te cultor do Evangelho...
Isso quer dizer que o nome do Senhor se encontra empenhado em tuas mãos.
Se buscamos o Cristo, decerto é necessário refleti-lo.
É imprescindível, assim, saibamos agir como se lhe fôssemos representantes fiéis, no caminho em que estagiamos.
Lembra-te de semelhante obrigação e, cumprindo-a, libertar-te-ás com facilidade das sombras que te atormentam a marcha.
Assevera-nos o Apóstolo: - “ e tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”
Efetivamente, a palavra e os atos representam a força de exteriorização dos nossos sentimentos e pensamentos.
O coração inspira o cérebro.O cérebro dirige a existência.
A emoção cria a ideia. A ideia plasma as ações.
É preciso, pois, sentir com Jesus para que aprendamos a raciocinar e a servir com ele.
Alguém nos sugere a extensão da maledicência, nas teias do julgamento precipitado? Há quem nos chame à contemplação das chagas e cicatrizes alheias? Surgem desavenças e mágoas em nosso campo de ação?
Usemos a palavra nos moldes do Benfeitor Sublime, ajudando para o bem de todos, entre a bondade e o perdão.
Somos tentados ao revide por ofensas inesperadas? Sofremos preterição e calúnia, apodo e perseguição? Padecemos íntimo desencanto ou desgostos e angústias no templo familiar?
Usemos a conduta do Sublime Benfeitor, ajudando para o bem de todos, entre o perdão e a bondade.
Seja onde for e com quem for, busca o lado luminoso das criaturas, mobilizando o amor puro, a fim de que estejas em verdade na companhia do Excelso Cultivador, purificando a eira do mundo.
Não basta declarar a nossa condição de aprendizes do Mestre dos mestres. É indispensável estejamos realmente com ele, para com ele colaborar na construção da Vida Melhor.

sábado, 1 de agosto de 2015

ESTUDO DO LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - CHICO XAVIER POR EMMANUEL - CAP. 21 - COMPREENDENDO - SOCIEDADE ESPIRITA MARIA DE NAZARE - POR: MARIA CAMPOS - 20/07/2015

COMPREENDENDO

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro para que a excelência do poder seja de DEUS e não de nós."–Paulo (II Coríntios, 4,7)

Sigamos compreendendo.
Lembra-te de que os talentos da fé e o conhecimento superior, o Dom de consolar, e a capacidade de servir, não obstante laboriosamente conquistados por teu esforço, constituem bençãos do Criador em teu coração de criatura.
Não te furtes, desse modo, à lavoura do bem, a pretexto de te sentires ainda sob a influência do mal.
Até alcançarmos triunfo pleno sobre nossos desejos mal sãos, sofreremos na vida, seja no corpo de carne ou além dele, os flagelos da tentação.
Tentação da luxúria...
Tentação da vingança...
Tentação da cobiça...
Tentação da crueldade...
Tentações de todos os matizes que emergem do poço de nossos impulsos instintivos ainda não dominados...
Se a tentação, contudo, nasce de nós, a flama da educação e do aprimoramento vem de DEUS, conduzindo-nos para a Esfera Superior.
Não te espantes, assim, à frente do conflito da luz e da treva em ti mesmo...
Segue a luz e acertarás o caminho.
Riqueza mediúnica, fulgurações da inteligência, recursos geniais e consagração à virtude são tesouros do Senhor que, na feliz definição do Apóstolo Paulo, transportamos no vaso de barro de nossa profunda inferioridade, a fim de que saibamos reconhecer que todo amor, toda sabedoria, toda santificação, toda excelência e toda beleza da vida, não nos pertencem de modo algum, mas sim à glória de Nosso Pai, a quem nos cabe obedecer e servir, hoje e sempre.

ESTUDO DO LIVRO "DE VOLTA AO PASSADO" - 31/07/2015 - PARTE 27 - FACILITADOR: ALEXANDRE X. DE CAMARGO

https://www.youtube.com/watch?v=tb9qwLizIkk&feature=youtu.be