domingo, 26 de fevereiro de 2017

LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - CAP. 84 - DIVINOS DONS - MARIA CAMPOS - 26/02/2017

DIVINOS DONS

“Porque Deus não nos deu o Espírito de temor, mas de fortaleza, de Amor e de Moderação”.
PAULO (II TIMÓTEO, 1:7.)


Realmente, não foi o Pai Excelso quem nos instilou o Espírito do medo. Ao revés disso, conferiu-nos largamente a fortaleza da coragem, o amor e a moderação.
Todos somos, assim, dotados de recursos para desenvolver, ao infinito, os dons divinos de fortaleza que é valor moral, do Amor que é serviço incessante no bem e da moderação que define equilíbrio.
Entretanto, à maneira do operário que foge à máquina, acreditando receber impunemente o salário da oficina, sem o suor do trabalho, desertamos da responsabilidade, supondo obter sem paga os benefícios da vida, sem o esforço do próprio burilamento. O operário, nessas circunstâncias, ganha vantagens materiais; contudo, na intimidade, permanece no nível da incompetência; e nós outros, em semelhante atitude,podemos desfrutar considerações do plano terrestre,mas por dentro, estamos na sombra da ignorância.
È por isso que geramos, em nosso prejuízo, o clima de medo, em que os monstros do egoísmo, da discórdia, do desespero e da crueldade se desenvolvem, tanto quanto a cultura de várias enfermidades prolifera na podridão.
Não te percas, desse modo, nas idéias Inquietante ou destruidoras do medo, capazes de operar a ruína dos melhores impulsos, porque se utilizas a fortaleza da coragem, o amor e a moderação - talentos de que o Senhor te investiu em favor do próprio aperfeiçoamento - seguirás para diante, na Terra e além da Terra, com a luz do coração e a paz da consciência.
  

domingo, 19 de fevereiro de 2017

LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - CAP. 83 - PRESENÇA DIVINA - MARIA CAMPOS - 19/02/2017

PRESENÇA DIVINA

"Eis que estou convosco até o fim dos séculos..."
Jesus ( Mateus, 28:20)


Pastores religiosos dos diversos templos cristãos declaram, todos os dias e por toda a parte, que Jesus está com os lideres mundiais, com os cientistas da Terra, com os orientadores da mente popular e com todas as linhas da civilização; entretanto, vemos a maioria dos condutores e dos conduzidos do mundo, em franca discórdia, exibindo aqui e ali conflitos de sangue e ódio.
Tudo parece desmentir a boca otimista dos pregadores, tal a ventania de desavenças que sopra de todas as direções.
Os expositores do Evangelho, no entanto, conservam precisão matemática em semelhantes afirmativas.
Jesus não formulou promessas frustradas...
Estará, sim, com todos os corações na Terra, sempre e sempre: contudo a Doutrina Espírita, suplementando as anotações do Testamento do Cristo, vem explicar, sem sombra de dúvida, que o Mestre está e estará com toda a Humanidade, mas apenas conheceremos fruto visível e imediatamente aproveitável de sua presença sublime, na criatura terrestre, dessa ou daquela posição, que esteja também com Ele.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - CAP. 82 - TUA OBRA - MARIA CAMPOS - 02/02/2017

TUA OBRA

“Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não noutro.”
Paulo. (GALATAS, 6:4.)


Ainda mesmo que te sintas em lugar impróprio às tuas aptidões e mesmo que as tuas atividades pareçam sem qualquer importância, lembra-te de que a Lei do Senhor te coloca presentemente na condição em que podes produzir melhor e aprender com mais segurança.
Tens, assim, a tua obra particular e intransferível na execução do plano universal de Deus.
Não aspires, desse modo, a assumir, de imediato, as responsabilidades daqueles que se encontram expostos à multidão, a pretexto de desempenhares mandato especial, ante a Providência Divina.
A tarefa de que te incumbes, nos últimos degraus ou no plano mais obscuro do lar, é de suma importância nos desígnios do Senhor. A folha de papel que te sai das mãos pode ser aquela em que se grafarão palavras destinadas ao consolo de toda a comunidade, e o menino que te obriga a pesadas noites de insônia pode trazer consigo o trabalho de auxílio providenciai a um povo inteiro. A fonte que proteges, em muitas ocasiões, será o alimento para milhares de criaturas, e a árvore que plantas dar-te-á, talvez amanhã, o remédio de que precises.
Tua obra de hoje é o serviço que o Senhor te deu hoje a realizar. Faze-o do melhor modo, recordando que, apesar da grandeza divina do nosso Divino Mestre, foi ele, um dia, na Terra, humilde criança, constituindo obra de abnegação e de amor para os braços de pobre mãe, recolhida temporariamente à estrebaria, sem conforto e sem lar.
  

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - CAP. 81 - PROSSEGUINDO - MARIA CAMPOS - 02/02/2017

PROSSEGUINDO    

“Prossigo para o alvo...” – Paulo. (FILIPENSES, 3:14.)  
   
Encontras o semblante amargo da solidão no momento em que as circunstâncias te compelem a deixar o conhecido.  
Supõe que a construção de toda a existência desaba sobre ti mesmo, como se a ausência da moldura familiar te rasgasse o quadro da própria alma.  
Corações amigos, atraídos por outras sendas, abandonaram-te os ideais; pessoas queridas deixaram-te a sós; aposentaram-te a distância do trabalho de muitos anos, ou a morte, de passagem, ceifou o sorriso dos companheiros que te eram mais caros...  
Sentes, por vezes, que estás deixando para trás tudo o que te parece mais valioso, entretanto, não mais é verdade.  
Basta jornadeies corajosamente adiante e, buscando expressar-te em novas formas, reconhecerás que o amor e o trabalho são mais belos em teu caminho:  
Compreenderás, então, que podes adicionar novas parcelas de alegria à felicidade dos que mais amas e que podes servir com mais entendimento às aspirações que te inspiram a marcha.  
Se a vida te apresenta a fisionomia triste da solidão, recorda a própria imortalidade e não te detenhas.  
O menino deixa a infância para entrar na mocidade, o jovem deixa a mocidade para entrar na madureza, o adulto deixa a madureza para entrar na senectude e o ancião deixa a extrema velhice para entrar no mundo espiritual, não como quem perde os valores adquiridos, mas sim prosseguindo para o alvo que as Leis de Deus nos assinalam a cada um...