domingo, 21 de março de 2010

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO - CAPÍTULO 11 ÍTEM 10 - MARIA J. CAMPOS



FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A Lei do Amor

1. O que significa “elevar-se acima da matéria”?
É não se apegar demasiadamente aos bens deste mundo, dando às coisas materiais valores definitivos, mas encarar a vida como estágio passageiro e purificador da vida espiritual.

O corpo material, invólucro terrestre que nos reveste o espírito encarnado, deve ser utilizado tão somente visando ao aprimoramento moral e intelectual deste.

2. Por que essa elevação é necessária?
Porque a nossa caminhada para Deus está condicionada ao tratamento que dispensamos ao nosso próximo e esse tratamento só é conforme a justiça divina quando nos libertamos das pressões que a matéria nos imprime.

Aos bens materiais devemos dar somente o valor relativo que eles merecem. A nossa meta constante deve ser o cultivo dos bens espirituais.

3. Quais as características do homem que ama, no sentido profundo desse termo?
O homem que ama verdadeiramente se destaca por ser leal, probo, consciencioso; por fazer aos outros o que gostaria que estes lhe fizessem; por procurar suavizar as dores de seus irmãos; e por considerar como sua a grande família humana.

“Para todos os sofrimentos, tende, pois, sempre uma palavra de esperança e de conforto, a fim de que sejais inteiramente amor e justiça”.

4. Se considerarmos o período dos últimos cem anos, podemos concluir que a humanidade, hoje, é melhor?
Sem dúvida, sim. Em que pese ela haver caminhado muito pouco em relação ao ponto ideal a atingir, somos forçados a admitir que a humanidade melhorou bastante e tende a melhorar ainda mais, pois tudo na natureza está sob o influxo da lei do progresso..

Para essa caminhada atingir mais rapidamente o ponto de chegada é imprescindível a vivência do amai bastante, para serdes amado..

5. Como esse melhoramento da humanidade ocorre e pode ser percebido?
Através do progresso intelectual e moral atingido pela criatura, que lhe permite aceitar melhor as idéias novas sobre liberdade e fraternidade, que antes rejeitava.

O progresso, muitas vezes, se opera através do bem que trabalha em silêncio e no anonimato, e que no decorrer dos anos se faz sentir.

6. Que fazer diante do mal que tenta impedir nosso esforço renovador?
Perseverar no bem, já que temos a compreensão da justiça e da bondade de Deus, dentro de cada um de nós.

Não há coração tão endurecido que não ceda, a seu malgrado, ao influxo do amor verdadeiro.

7. Como o Espiritismo contribui para a melhoria da humanidade?
Esclarecendo a criatura sobre os reais valores da vida e, sobretudo, restaurando a simplicidade e a ação consoladora do evangelho de Jesus.

O movimento espírita, em razão do avanço seguro que realiza, contribui para a disseminação e aceitação das idéias de justiça e de renovação, por parte das criaturas de boa vontade.

Conclusão:
Amar, no sentido profundo do termo, é aceitar os outros como são, fazendo-lhes todo bem ao nosso alcance.
Ama o próximo é receita infalível de felicidade e condição para que nos elevemos acima da matéria, trilhando o caminho para Deus.