segunda-feira, 1 de março de 2010

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO - CAPÍTULO 11 ÍTENS 8 - MARIA J. CAMPOS



FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A Lei do Amor

1. Por que o amor constitui a essência da doutrina de Jesus ?
Porque sua doutrina, destinada a orientar a elevação espiritual da criatura, resume-se por inteiro no amor, que é o mais elevado dos sentimentos e lição fundamental do nosso aprendizado na Terra.

Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos.

2. Qual o efeito da lei de amor na criatura humana?
Essa lei, quando definitivamente implantada no coração do homem, substitui a personalidade pela fusão do seres, e extingue as misérias sociais, dando lugar aos sentimentos nobres de fraternidade e respeito pelo semelhante.

O homem, então, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento, desconhecendo a miséria do corpo e da alma.

3. Em que consiste a reencarnação?
É o triunfo sobre a morte, revelando às criaturas o seu patrimônio intelectual, isto é, o seu aprendizado anterior acumulado, e a certeza de que esse aprendizado não se faz de uma só vez e sim, no decurso de várias vidas.

A reencarnação, que o Espiritismo desvendou, é um dos instrumentos de aplicação da lei do amor.

4. Qual a finalidade da reencarnação?
Assegurar ao espírito oportunidade de progresso espiritual, através do retorno à vida material. Por meio do reencontro com aqueles aos quais se ligou, em outras vidas, a criatura repara os possíveis erros do passado e se exercita na prática do amor, promovendo, assim, sua elevação espiritual.

Através da reencarnação, a Providência Divina concede os meios para o necessário desenvolvimento dos sentimentos que, certamente, resgatarão da matéria o homem.

5. Por que é necessário vencer os instintos, em proveito do sentimento?
Porque a predominância dos instintos nos seres significa atraso e permanência no ponto de partida. É necessário vencer os instintos, acelerando nossa caminhada rumo à meta, que é a pratica sublime do amor, o mais puro dos sentimentos.

“Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento.” “(...) Os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos”.

6. Qual a melhor maneira de suplantar os instintos e acelerar o nosso progresso?
Estudando, compreendendo e vivenciando os ensinamentos contidos no Evangelho de Jesus, agora renovados pelo Espiritismo, que nos recomenda: Amai muito, para seres amados.

“É então que, compreendendo a lei de amor, que liga todos os seres, buscareis nela os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias celestiais”.

Conclusão:
Todo o nosso aprendizado na Terra visa ao domínio do amor, sentimento por excelência, do qual os instintos e as sensações são fases embrionárias. Quanto mais rapidamente vencermos essas fases, mais cedo compreenderemos e vivenciaremos a lei de amor, que liga todos os seres.