domingo, 30 de maio de 2010

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO CAPÍTULO 12 ÍTEM 10 - MARIA J. CAMPOS



FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

AMAI AOS VOSSOS INIMIGOS

O Ódio

1. De onde provém o ódio?
Da condição inferior em que ainda se encontra o homem, cujo orgulho fala muito alto, impedindo-o de ver, naquele que lhe inspira ódio, alguém que necessita do seu perdão, compreensão e cooperação.

“O ódio é o gérmen do amor que foi sufocado e desvirtuado por um coração sem Evangelho”.
“Só a evangelização do homem espiritual poderá conduzir as criaturas a um plano superior de compreensão...” (Emmanuel/O Consolador-questão 339).


2. Quem é a principal vítima do ódio?
É aquele que alimenta este sentimento, visto que o caminho para se conquistar a felicidade passa, obrigatoriamente, pelo máximo, a quem devemos amar incondicionalmente, e não odiar.

“Amai-vos uns aos outros e sereis felizes.”.

3. Por que devemos amar com mais intensidade aqueles que nos inspiram indiferença, ódio ou desprezo?
Porque estes são os que mais necessitam da nossa compreensão, além de constituírem a mão que nos dá o ensejo de demonstrar nossa paciência e resignação.

O irmão que nos inspira o sentimento de ódio constitui o meio e a oportunidade que Deus nos dá para nos regenerarmos do mal que tenhamos feito.

4. Quem na Terra nos deu o maior exemplo de amor?
Jesus, que se entregou ao sacrifício da própria vida para dar testemunho do seu amor por todos nós.

Jesus é o exemplo mais perfeito que Deus em oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo. (O Livro dos Espíritos – questão 625).

5. Por que é necessário amar os que nos ultrajam e perseguem, mesmo que isso seja penoso?
Porque, assim fazendo, demonstramos nossa superioridade moral em relação a eles, compelindo-os a seguirem nosso exemplo. É assim que seguimos a lição do Mestre, que nos recomenda retribuir o mal com o bem.

“Se os odiásseis, como vos odeiam, não valeríeis mais do que eles.” O bem é o único dissolvente do mal.

6. O que ocorre aos que violam a lei de amor?
Sofrerão a corrigenda necessária, através de duras provas restauradoras, porquanto Deus pune, nesta ou em outra vida, todos os que violam a lei de amor, uma vez que esta deve presidir todo o nosso relacionamento com o próximo.

A harmonia que preside as leis de Deus impõe que a violação de uma delas determine a observância e o cumprimento de outra, que leve à reparação da falta cometida. É assim que Deus nos impulsiona ao progresso.

7- O que ocorrerá se não vencermos o ódio dentro de nós?
Não poderemos desfrutar da verdadeira felicidade, que só é permitida aos que se ajustam à lei de amor, apregoada por Jesus.

“O amor aproxima de Deus a criatura e o ódio a distancia Dele.”

Conclusão:

O ódio é fruto da condição inferior em que ainda se encontra o homem. Odiar é ferir-se a si próprio; é um mal que atinge diretamente quem odeia.
Devemos vencê-lo dentro de nós, para desfrutarmos a verdadeira felicidade, cujo caminho é o exemplo de Jesus, contido no seu Evangelho.