segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO CAPÍTULO 16 ÍTEM 4 - MARIA J. CAMPOS



FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON

Jesus em Casa de Zaqueu

1. Como podemos interpretar a excessiva curiosidade de Zaqueu em ver Jesus?
Sabendo da natureza dos ensinamentos de Jesus – baseados na justiça fazia de sua vida e de sua riqueza; e, desejoso de dar a ambas um novo sentido, buscava encontrar o Mestre.

A consciência de Zaqueu o acusava do mau uso da riqueza, e ele buscava em Jesus a força para redimir-se. A riqueza é a mais difícil das provas, porque favorece o desenvolvimento das paixões e bloqueia o sentimento da fraternidade, entravando o progresso das criaturas.

2. De que modo agiu Jesus em relação a Zaqueu?
Aproximou-se dele espontaneamente e pediu-lhe hospedagem em sua casa, facilitando assim o encontro com aquele que tanto desejava conhecê-lo.

Assim como se colocou diante de Zaqueu, Jesus também está permanentemente diante de nós, à espera de que o procuremos para dar novo sentido anosa vida.

3. Por que as pessoa que presenciaram o fato criticaram a decisão de Jesus de hospedar-se em casa de Zaqueu?
Porque Zaqueu, conforme foi visto antes sendo um publicano,era considerado pelos judeus como uma pessoa de má vida, indigno, portanto, de receber a visita do Mestre.

Jesus buscava a companhia dos errados, para auxiliá-los no caminho da própria salvação. “(...) O Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido.”

4. Qual a atitude de Zaqueu, durante o encontro com Jesus?
Ele reconheceu que seus bens seriam de grande valia para os necessitados e arrependeu-se dos prejuízos que havia causado a outrem, dispondo-se a repará-los generosamente.

“Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres e, se causei dano a alguém, seja no que for, indenizo-o com quatro tantos”.

5. O que mudou na vida de Zaqueu, a partir do seu encontro com o Mestre?
O destino que ele passou a dar à sua própria vida, pois antes cuidava apenas dos próprios interesses e de acumular bens, passando depois a reparar as faltas cometidas e a dividir sua riqueza com os necessitados.

Quando alguém se encontra com o Mestre e lhe abre o coração aos sentimentos, não pode mais viver como vivia antes, mas torna-se um novo homem, no amor e na caridade.

6. Qual o sentido da palavra “salvação”, usada por Jesus?
Jesus referia-se ao esclarecimento que lograra alcançar o espírito de Zaqueu e à caminhada em direção ao Reino de Deus, através do auxilio ao próximo.

“Esta casa recebeu hoje a salvação, porque também este é filho de Abrão”.

7. O que nos ensina a lição de hoje?
Que a riqueza tanto pode ser causa de atraso como de elevação espiritual, conforme a destinação que lhe dermos.

A riqueza não constitui um mal em si mesma; é o uso que dela se faz que a torna motivo de queda ou oportunidade de elevação espiritual.

Conclusão:

A riqueza tanto pode ser motivo de atraso – quando seu detentor a utiliza apenas em proveito próprio -, como ocasião de progresso espiritual – quando é colocada a serviço do próximo.