quarta-feira, 28 de novembro de 2012

LIVRO: VOLTEI DE CHICO XAVIER PELO ESPÍRITO DE FREDERICO FIGNER


PRIMEIRAS VISITAS

As primeiras visitas que efetuei, junto aos núcleos doutrinários, 
verificaram-se  justamente no Rio. Minha atual situação, contudo, era muitíssimo reduzida. Quando no  corpo, identificava somente reduzida região de trabalho. 
Acompanhado de amigos que  me conduziam solícitos, reparava agora um mundo 
novo, de aspecto intraduzível.
As casas espiritistas, em função de estudo e socorro, eram verdadeiras 
colmeias  de entidades desencarnadas. Algumas, em serviço de benemerência 
evangélica;  outras, e em número imenso, vinham à cata de alívio e esclarecimento, 
a lembrar-nos multidões de acidentados às portas dos hospitais de emergência.
O volume das obrigações agigantou-se aos meus olhos.  Compreendi, então, de quanta abnegação temos necessidade, a fim de  perseverarmos no bem, 
até ao fim da luta, segundo os ensinamentos de Jesus.
Minha primeira impressão foi negativa. No fundo, cheguei a admitir, por alguns  instantes, a incapacidade da colaboração humana, ante a imensidão do serviço;  todavia, a palavra de companheiros experientes reergueu -me o bom ânimo.  Sementes minúsculas produzem toneladas de grãos que abastecem o mundo;  assim também, os germes da boa-vontade improvisam atividades  heroicas a edificação humana.
Essa conclusão tranquilizou-me e tive a alegria de fazer-me notado em ários  centros da doutrina, valendo-me da cooperação de alguns médiuns que me interpretaram a personalidade. As oportunidades, porém, não me ofereciam recursos ao noticiário mais completo.
Comecei a guerrear meu individualismo gritante e,  examinando a respeitabilidade dos interesses alheios, não me senti suficientemente  encorajado a interferências que redundassem ao prejuízo do bem geral.