terça-feira, 27 de outubro de 2009

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO - ROTEIRO 35


VERDADEIRA PUREZA – MÃOS NÃO LAVADAS


FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 89 ed. Rio de Janeiro. FEB,1984. Cap. VIII, itens 8 a 10. p. 157-9.

FONTES COMPLEMENTARES

1. XAVIER, Francisco C. O Verbo é criador; mens. 97. In:_. Vinha de Luz. Pelo espírito Emmanuel. 7. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1983.p. 207-8.

1. Por que Jesus deu tão pouca importância ao fato de se lavar as mãos antes das refeições?

Para chamar a nossa atenção sobre a importância maior de lavar o nosso coração, livrando-o das impurezas (mazelas) que ainda lhe são tão características.

“Indispensável cuidar do coração, como fonte emissora do verbo, para que não percamos a harmonia necessária à própria felicidade.” (Emmanuel / Vinha de Luz – mens, 97.

2. Quer dizer que a higiene do corpo é secundária?
Não. Tanto a do corpo como a da alma são merecedoras de nossa atenção. Entretanto, face a nossa grande necessidade de evolução, maior ênfase deve ser dada à “higiene” da alma.

Que adianta uma pessoa estar limpa e bem vestida, porém ser grosseira e maledicente?

3. Como interpretar as palavras de Jesus: “Não é o que entra pela boca que macula o homem; o que sai da boca do homem é o que o macula”?
O que nos entra pela boca objetiva alimentar-nos materialmente e só a nós atinge. Entretanto, as expressões que emitimos refletem o nosso íntimo, revelam a nossa conduta moral, o que somos interiormente e, de acordo com essa emissão, podemos apregoar o bem ou o mal.

“O que sai do coração e da mente, pela boca, é força viva e palpitante, e envolvendo a criatura para o bem ou para o mal, conforme a natureza da emissão.” (Emmanuel ; Vinha de Luz – mens 97)


4. “Arrancada será toda planta que meu Pai celestial não plantou. “ Qual o significado dessas palavras de Jesus?
Significa que a lei de Deus é uma só e cujos mandamentos Jesus, sabiamente, enumerou em Seu Evangelho para servir de roteiro único a todos nós. As distorções, acréscimos e desvios àquela lei, fruto da ignorância e imprevidência dos homens, são as plantas que o tempo e o progresso se incumbirão de arrancar.

Com o passar dos tempos os homens foram desvirtuando o Evangelho da sua verdadeira essência, adaptando-o aos seus caprichos mesquinhos. Contidos tais caprichos, voltará ele à sua feição normal.

5. Por que o fariseu se preocupou com o fato de Jesus não ter lavado as mãos antes do jantar?

Porque os fariseus, longe de se preocuparem com os verdadeiros mandamentos de Deus e com as coisas do espírito, davam mais valor à aparência e aos regulamentos terrenos, estatuídos pelos homens, dos quais se tornaram escravos, em razão do orgulho que os caracterizava.

Para eles – os fariseus – era mais fácil a prática dos atos exteriores do que ter que se reformar interiormente, uma vez que sequer conseguiam praticar o que pregavam.


6. Que lição está contida na advertência de Jesus ao fariseu?
A advertência nos revela que, enquanto nos preocupamos com a aparência exterior, o nosso coração está cheio de ódio e de maldade, que precisam ser eliminados tanto quanto a sujeira do prato que utilizamos.

Não significa que devamos desprezar a etiqueta. Os bons costumes devem ser respeitados e praticados. Apenas, é preciso evitar a hipocrisia das aparências cordiais e atitudes agressivas..

7. Qual a finalidade da religião?
Esclarecer a criatura sobre os princípios evangélicos e conduzi-la a Deus. Mas, para isso, é preciso que ela pratique o bem apontado pela religião.

Religião não salva ninguém; o que salva o homem são suas atitudes voltadas ao bem. A religião apenas abre o caminho para a conquista das virtudes que a Deus conduzem.

8. Os rituais, tão comuns em algumas religiões, são realmente necessários?
Não. Porque tornam mecânicos os atos de adoração a Deus, bloqueando a aprendizagem maior de suas leis.

“Nula é a crença na eficácia dos sinais exteriores, se não obsta a que se cometam assassínios, adultérios, espoliações, que se levantem calúnias, que se causem danos ao próximo.”