terça-feira, 27 de outubro de 2009

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO - ROTEIRO 36


ESCÂNDALOS

FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 89 ed. Rio de Janeiro. FEB,1984. Cap. VIII, itens 11 e 12. p.159-60

FONTES COMPLEMENTARES

1. XAVIER, Francisco C. No domínio das provas; mens. 20. In:_. Livro da Esperança. Pelo espírito Emmanuel. 7ª. Ed. Uberaba: CEC, 1984. p. 73-4

2. _. Reencarnação; mens. 108. In:_. Caminho, Verdade e Vida. Pelo Espírito Emmanuel. 10ª. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1983. p. 231-2

1. Qual o significado de “escândalo”, abordado no texto?
É todo procedimento contra a moral; é tudo que leva o homem à queda: o mau exemplo, princípios falsos, abusos de poder, etc.

“Ai do mundo por causa dos escândalos”, ou seja: infeliz é o mundo de hoje porque nele ainda impera o mal.

2. Por que “é necessário que venham os escândalos”?
Porque “estando em expiação na Terra, os homens se punem a si mesmos pelo contato de seus vícios, cujas primeiras vítimas são eles próprios e cujos inconvenientes acabam por compreender.”

A providência divina se utiliza das nossas próprias imperfeições, decorrentes do mau uso de nosso livre arbítrio, para fazer com que nos ajustemos às leis divinas.

3. Porque Jesus disse:”(...) ai do homem por quem o escândalo venha”?
Porque aquele que provoca o escândalo denota ser um espírito ainda imperfeito, carente de evolução, cujos atos maldosos de hoje refletirão amanhã sob a forma de duras provações reparadoras, necessárias para o seu ajustamento às leis divinas.

Entre sofrer as repercussões do escândalo e dar-lhes causa, é preferível estar na primeira situação. Feliz, portanto, é aquele a quem o escândalo é dirigido, pois está saldando seus débitos para com a Providência.

4. Qual a razão de existir escândalos no mundo?
A causa toda reside na imperfeição dos homens, que os torna propensos a praticar o mal. O mundo só é mal em razão da maldade daqueles que o habitam.

Estando a causa nos homens, é necessário que estes se aperfeiçoem para que o mundo se torne melhor. Dia virá em que o mundo, transformado pelo amor, se tornará habitat da felicidade plena.

5. Uma vez que o instinto de conservação nos induz a preservar o nosso corpo, como entender a colocação do Mestre?
Devemos entendê-la no sentido figurado, não levando ao pé da letra suas palavras. Significa que devemos destruir em nós tudo aquilo de mal que exista e seja causa de escândalo.

“Quer dizer também que, para o homem, mais vale ter cortada uma das mãos do que servir essa mão de instrumento para uma ação má.”

6. Em que sentido devemos entender a expressão “fogo eterno”?
É outra expressão que devemos entender no sentido figurado. Foi um recurso utilizado por Jesus, usando palavras conhecidas pelos homens para descrever o ponto extremo do sofrimento que padece aquele que se desvia do caminho do bem.

“...os processos purificadores permanecerão igualmente como o fogo material, que existirá na Terra enquanto seu concurso perdurar no tempo, como utilidade indispensável à vida física.” (Emmanuel/ Caminho, Verdade e Vida – mensagem 108)..

7. O que dizer dos que só praticam escândalos às escondidas, tolhidos pela posição social de destaque que ocupam?
São falsos moralistas, ainda mais culpados perante Deus, pelos bons exemplos que deveriam dar, em face da responsabilidade de que são investidos.

“Muitas pessoas se contentam em evitar o escândalo, porque este lhes faria sofrer o orgulho, lhes acarretaria a perda de consideração da parte dos homens.”.

8. O escândalo é só o que chama a atenção pública?
Não. Todos os nossos vícios e imperfeições que venham a prejudicar nosso próximo constituem também escândalos.

“Já não é somente o que afeta a consciência de outrem, é tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas, toda reação má de um indivíduo para outro, com ou sem repercurssão.”