quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO - ROTEIRO 22


A MELANCOLIA

FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 89 ed. Rio de Janeiro. FEB,1984. Cap. V, itens 25. p. 125.

FONTES COMPLEMENTARES

1. SOLER, Amália Domingos. Tristeza. In:_. Reencarnação e Vida. Ed. Araras: Instituto de Difusão Espírita. 1985. p. 220-3.

2. XAVIER, Francisco C. & WIEIRA, Waldo. Resignação e resistência. In:_. Estude e Viva. Pelos espíritos: Emmanuel e André Luiz. 5ª. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1982. p. 190-1.

LER TODO O ITEM 25

1. Porque, às vezes, sem motivo aparente, uma vaga tristeza se apodera de nossos corações?
Porque o nosso espírito, preso ao corpo, que lhe serve de prisão, em vão tenta sair dele. Como não consegue, e o corpo sofre a influência disso, cai no desânimo, na tristeza.

Não devemos deixar que a tristeza nos vença, pois a felicidade almejada virá com o nosso esforço no cumprimento da missão que nos foi confiada.

2. A melancolia é causada pela vida física?
A vida física é um fator. A verdadeira causa é a do espírito e se passa no plano espiritual. No entanto, nossos desequilíbrios nos impõem estágios físicos de correção.

Tanto aqui como após a morte do corpo. Deus reserva estâncias de felicidade aos que cumprem suas missões.

3. Onde o homem deve buscar uma vida melhor?
Na prática dos ensinamentos de Jesus, aguardando pacientemente o anjo da libertação, para nos ajudar a romper os liames que mantém cativo o espírito. Uma vida melhor certamente virá, mas não neste mundo e sim na vida espiritual.

Uma vida melhor virá com o esforço por cumprir nossa missão terrena.

4. Devemos aceitar passivamente os sofrimentos?
Não. Devemos ser resignados. Porém, nossa ação em benefício do próximo antecipa o fim do sofrimento.

A resignação é um fator importante para vencer os sofrimentos.

5. Todos temos, assim, uma missão na Terra?
Sim. Deus não nos colocaria no mundo sem razões elevadas de progresso. A família, o trabalho profissional, o relacionamento com o próximo, nos suscitam obrigações que nos conduzirão à perfeição, se bem cumpridas.

Não estamos no mundo só para os prazeres materiais; estamos aqui para nos reeducar e, consequentemente, nos elevar espiritualmente.

6. O que devemos fazer quando a melancolia tomar conta de nossos corações?
Devemos resistir com energia, desempenhando a nossa missão, quer dedicando-nos à nossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus nos confiou.

Devemos ser fortes e corajosos quando sobre nós desabarem as inquietações e tribulações de nossas provações.