quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO - ROTEIRO 28


O QUE SE DEVE ENTENDER POR POBRES DE ESPÍRITO

FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 89 ed. Rio de Janeiro. FEB,1984. Cap. VII, itens 1 e 2 p. 139-41.

FONTES COMPLEMENTARES

1. CALLIGARIS, Rodolfo. Bem-aventurados os pobres de espírito... In:_. O Sermão da Montanha. 5ª. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1984. Pág. 9-11.

2. ROUSTANG, J. B. Sermão do monte. In:_. Os quatro Evangelhos. 6ª. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1983. VI. Item 70 p. 404-7.

3. XAVIER, Francisco C & VIEIRA, Waldo. Necessitados difíceis. Mens. 36. IN:_. Opinião Espírita. Pelos espíritos Emmanuel e André Luiz. 5ª. Ed. Uberaba: FEB, 1982. p. 123-5.

1. O que se deve entender por “pobres de espírito”?
São aqueles que, aspirando à perfeição e comparando o pequenino grau de adiantamento a que chegaram com o ideal a ser atingido, reconhecem o quanto ainda são carentes de progresso espiritual.

Os pobres de espírito não são os fracos de inteligência, mas os humildes.

2. E por “reino dos céus”, o que devemos entender?
É um estado de felicidade plena, de doce paz e deleitosa alegria espiritual.

O reino dos Deus não é necessariamente um lugar especial, mas principalmente, um estado de espírito.

3. Porque são “bem-aventurados” os pobres de espírito?
Porque a noção que têm de suas fraquezas e mazelas os faz lutar por aquilo que lhes falta, e esse redobrar de esforços leva-os realmente a conseguir maior progresso espiritual.

Não tendo o orgulho a turvar-lhes a visão, percebem melhor suas carências e possibilidades.

4. Por que os homens orgulhosos e vaidosos de sua inteligência não conseguem se elevar até Deus?
Porque, em função do alto conceito que fazem de si próprios, consideram as coisas divinas indignas de lhes merecer atenção.

Os orgulhosos tomam a inteligência que possuem como medida da inteligência universal.

5. Por que o homem de saber se recusa a admitir o mundo invisível?
Porque o seu orgulho não o deixa reconhecer a existência de algo que esteja acima do seu entendimento.

O homem de saber se recusa a aceitar o mundo invisível e uma potência extra-humana. É no mundo invisível que os olhos se lhes abrirão e eles reconhecerão o erro em que caíram.

6. Serão a ignorância e a baixa condição de vida material que nos conduzem ao reino dos céus?
Não necessariamente, pois o que na verdade nos conduz a ele é a simplicidade de coração e a humildade de espírito. A ignorância e a baixa condição de vida material não excluem a vaidade e o orgulho.

Jesus pôs a humildade na categoria das virtudes que aproximam de Deus a criatura, e o orgulho entre os vícios que Dele a afastam.