quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO - ROTEIRO 06


A REENCARNAÇÃO

FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 89 ed. Rio de Janeiro. FEB,1984. Cap. IV, itens, 5, 7 a 9. p. 89 a 91.

FONTES COMPLEMENTARES

1. XAVIER, Francisco C. Evolução e Aprimoramento; mens. 6. In:_. Livro da Esperança. Pelo espírito Emmanuel. 7ª. Edição. Uberaba: CEC, 1984. p. 33-5.

2. Op. cit., Instituto de Tratamento; mens 8. p. 41-3.

3. _. Orientadores do mundo; mens. 111. In:_. Caminho, Verdade e Vida. Pelo Espírito Emmanuel. 8ª. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1980. p. 237-8.

4. _. Renasce agora; mens. 56. In:_. Fonte Viva. Pelo Espírito Emmanuel. 15ª. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1987. p. 129-30.

LER TODO O TEXTO

1. Que juízo fazia Nicodemos a respeito de Jesus e por quê?
Nicodemos acreditava que Jesus era um enviado de Deus com a missão de instruir os homens. Ele assim pensava porque, sabendo dos prodígios que Jesus fazia, reconhecia que ninguém poderia executá-los se Deus não estivesse com ele.

“Mestre, sabemos que vieste da parte de Deus para nos instruir, porquanto ninguém poderia fazer os milagres que fazes, se Deus não estivesse com ele.”

2. A que Jesus se refere quando afirma ser preciso nascer de novo para se ver o reino de Deus?
Que somente pela reencarnação temos possibilidade de resgatar débitos passados e construir nosso progresso espiritual, habilitando-nos assim a ver o reino de Deus. Uma existência é insuficiente para que alcancemos o necessário aperfeiçoamento.

“Em verdade, em verdade, digo-te: Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo.”

3. O que significa renascer da água e do espírito?
Para entender esta passagem precisamos reportar-nos à época em que Jesus falava, e levar em conta o que então se conhecia sobre as ciências físicas. Naquele tempo, a água era considerada o símbolo da natureza material e o único elemento gerador da vida, donde renascer da água significa voltar à vida com o corpo físico. Por outro lado, daquela época até hoje, o espírito é símbolo da natureza inteligente: assim, renascer do espírito corresponde a renascer com sua alma.

“Em verdade, em verdade, digo-te: Se um homem não renascer da água e do Espírito, não poderá entrar no reino de Deus.”

4. Como interpretar a frase de Jesus: “O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito”?
Jesus não só distingui o corpo do espírito como evidencia a origem de cada um, esclarecendo que o corpo gera outro corpo, mas não gera o espírito, pois só Deus, Espírito Supremo que a tudo preside, pode criar o Espírito.

A formação do corpo é independente do espírito, que lhe preexiste, de modo que os traços físicos, transmitidos aos filhos pelos pais, nada têm a ver com as características morais, as quais o espírito não herda, mas traz consigo de vidas anteriores.

5. Que interpretação podemos dar à frase do Mestre: “O espírito sopra onde quer; ouves-lhe a voz, mas não sabes nem donde vem, nem para onde vai; o mesmo se dá com todo homem que é nascido do Espírito”?
Podemos interpretá-la tanto em relação ao Espírito de Deus que, sendo onipresente, está sempre em toda parte, e não podemos localizar; como ao Espírito do homem que, ao reencarnar, tudo esquece das existências anteriores, nada sabendo do que foi nem do que virá a ser.

“Se o espírito, ou alma, fosse criado ao mesmo tempo que o corpo, saber-se-ia donde ele veio, pois que se lhe conheceria o começo”

6. Diante da surpresa de Nicodemos ante tais ensinamentos, que acrescenta Jesus?
Ele reafirma a verdade de suas palavras e a autoridade de seu testemunho, decorrentes da suprema sabedoria que detinha, como Espírito puro.

Jesus não deixa dúvidas quanto à veracidade de suas palavras, pertinentes à reencarnação do espírito ou pluralidade das existências, ao afirmar: “(...) não dizemos senão o que sabemos e não damos testemunhos senão do que temos visto.”

7. Que lição prática tiramos destes ensinamentos?
Que cada nova existência é ocasião de progresso que a misericórdia infinita de Deus nos concede para que logremos alcançar mais rapidamente o seu Reino. Cabe-nos administrar bem cada instante de nossa vida, devotando-nos à caridade e à pratica incessante do bem.

“Renasce agora em teus propósitos, deliberações e atitudes, trabalhando para superar os obstáculos que te cercam e alcançando a antecipação da vitória sobre ti mesmo, no tempo...”