quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO - ROTEIRO 07


A REENCARNAÇÃO

FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 89 ed. Rio de Janeiro. FEB,1984. Cap. IV, itens, 10 a 15. p. 91-3.

FONTES COMPLEMENTARES

1. XAVIER, Francisco C. Ouvidos; mens. 72. In:_. Palavras de Vida Eterna. Pelo espírito Emmanuel. 11ª. Edição. Uberaba: CEC, 1988. p. 161-2.

2. VINÍCIUS. Nascer e morrer; mens. 16. In:__ Na escola do Mestre. 5ª. Ed. São Paulo: FEESP, 1988. p. 84-6.

3. SCHUTEL, Cairbar. Reencarnação ou Pluralidade das Existências Corpóreas. In:_. Parábolas e Ensinos de Jesus. 12ª. Ed. Matão: O Clarim, 1987. p. 197-201.

4. Op. cit. Colóquio de Jesus com Nicodemos. P. 290-301.

LER OS ITENS 10 E 11

1. Se, na ocasião em que Jesus falava, João Batista ainda vivia, como interpretar-lhe a frase: “desde o tempo de João Batista até o presente”?
Sendo João o próprio Elias reencarnado, Jesus alude à época em que João Batista era Elias, deixando claro que ambos são o mesmo espírito em duas encarnações distintas.

Jesus reafirma claramente o princípio da reencarnação, quando diz: “Se quiserdes compreender o que vos digo ele mesmo é o Elias que há de vir.”

2. A que violência Jesus se refere, nesta passagem?
À violência da lei mosaica que, considerando o Reino de Deus como um espaço físico reservado exclusivamente aos hebreus – a Terra Prometida - ordenava o extermínio dos demais povos, pois, sendo infiéis, não poderiam entrar no paraíso que lhes pertencia.

“Desde os tempos de João Batista até o presente, o reino dos céus é tomado pela violência e são os violentos que o arrebatam.”

3. Que novo entendimento Jesus nos traz a respeito do reino dos céus?
Ele nos ensina que este Reino não é propriedade de um único povo, mas herança de todos quantos amem a Deus e ao próximo. Ele estabelece uma nova lei, segundo a qual se obtém o céu pela caridade e brandura, não pela violência.

Jesus é o marco na história da humanidade na Terra, que estabelece uma nova compreensão do Reino dos céus e uma nova forma de convivência entre os homens, baseada no amor.

4. Qual o sentido da expressão: “Ouça aquele que tiver ouvidos de ouvir”?
Jesus reconhecia que nem todos os que o ouviam falar de João Batista e Elias como sendo a mesma pessoa, poderiam entendê-lo, visto que seu nível de progresso espiritual não lhes permitia ainda compreender certas verdades.

Naquele tempo, como hoje, nem todos os que ouvem a palavra de Jesus a entendem; e em menor número ainda são os que a põem em prática.

5. De que modo o profeta Isaías sugere, neste texto, o princípio da reencarnação?
Ao dizer “Aqueles do vosso povo a quem a morte foi dada viverão de novo”. Com esta frase explícita, o profeta afasta a hipótese de que estaria falando apenas no sentido espiritual, pois se assim fosse teria dito “ainda vivem” e não “viverão de novo”.

“Aqueles que estavam mortos em meio a mim ressuscitarão.”

LER OS ITENS 14 E 15

6. Qual o sentido destas três versões do livro de Job?
Elas aludem de forma inequívoca à reencarnação do espírito, referindo-se tanto ao término da vida material, com o despojamento do corpo, como à condição de espera em que permanece o espírito, enquanto aguarda outra oportunidade de voltar à vida com novo corpo.

“Acabando os dias de minha existência terrestre, esperarei, porquanto a ela voltarei de novo.”

7. Com base na lição de hoje, podemos concluir que a reencarnação é um princípio recente defendido pelo Espiritismo?
Não. Este princípio está presente na cultura de povos antigos e em livros sagrados do Antigo Testamento; foi ensinado há quase dois mil anos por Jesus. O Espiritismo apenas aprofunda o seu entendimento e o torna acessível a muitos.

A reencarnação é a lei de Deus e sua noção se perde na Antiguidade. O Espiritismo vem resgatar este conceito, esclarecendo-o melhor e colocando-o ao alcance de muitos.