quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SEMANA - ESTUDO DO EVANGELHO - ROTEIRO 11


CAUSAS ATUAIS DAS AFLIÇÕES

FONTE BÁSICA

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 89 ed. Rio de Janeiro. FEB,1984. Cap. V, item 4 e 5 p. 102-5.

FONTES COMPLEMENTARES

1. XAVIER, Francisco C. & VIEIRA, Waldo. O bem antes; mens. 11. In:_ Estude e Viva. Pelos espíritos Emmanuel e André Luiz. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1972. p. 72-3.

2. _. Nem castigo, nem perdão; mens. 82. In:_. O Espírito da Verdade. Pelo espírito André Luiz. 5ª. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1985. p. 190-1.

LER O ITEM 4

1. Qual a origem das aflições que se sucedem em nossa vida?
Têm duas origens bem diferentes: umas têm sua causa na vida atual e outras em vidas passadas.

O futuro não é surpresa atordoante; é conseqüência dos atos presentes. Antes de ser bons ou maus para os outros, somos bons ou maus para nós mesmos.

2. O que devemos fazer diante dos males que nos afligem?
Fazer uma sincera auto-análise, pois ela nos mostra nossa responsabilidade na maioria desses males; então, com muita humildade, devemos corrigir nossos erros em nosso próprio benefício.

Devemos fazer tudo o que nos for possível para a correção dos erros.

3. Essa auto-análise atrapalharia a espontaneidade de nossas ações?
Não. A espontaneidade não isenta a responsabilidade. Vigiando nossos pensamentos e buscando adequar nossas ações aos ensinamentos de Jesus, evitaremos muitos dissabores.

Devemos vigiar constantemente nossos pensamentos e nossas ações, para não cair na repetição de um erro.

4. Como evitar os males que nos afligem?
Trabalhando para o nosso melhoramento moral, tanto quanto para o nosso aprimoramento intelectual, tomando por base os ensinamentos de Jesus.

Trabalhando com amor e vivenciando os ensinamentos de Jesus, evitaremos as aflições.

LER O PRIMEIRO PARÁGRAFO DO ITEM 5

5. O cumprimento da lei humana alcança todas as faltas?
Não. A lei humana alcança apenas as faltas que prejudicam a sociedade e não aquelas que prejudicam apenas os que as cometem. Estas são punidas pela Lei de Deus.

“Deus quer o progresso de todas as criaturas; por isso, Ele não deixa impune nenhum desvio do caminho reto.”

6. Qual a finalidade do sofrimento do homem?
Adverti-lo de que ele errou. Os sofrimentos dão a ele a experiência, fazendo-o sentir a diferença entre o bem o e o mal, e a necessidade e se melhorar para evitar novos erros. Existe também o sofrimento oriundo de provas voluntárias que o Espírito busca com objetivo de acelerar o seu progresso.

Tanto nas pequenas como nas grandes coisas, o homem é sempre punido pelo que faz.

LER O SEGUNDO PARÁGRAFO DO ITEM 5

7. Quando reconhecemos tarde demais nossos erros, temos alguma chance de corrigi-los?
Sim. A vida não acaba. Todo malefício exige reparação, como todo benefício contém a recompensa adequada. A misericórdia de Deus nos faculta oportunidade de recomeçar para o bem.

“Depois da noite do túmulo, brilhará o sol de uma nova vida, na qual poderá aproveitar a experiência do passado e suas boas resoluções para o futuro.”